quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Melasma


Com a chegada do verão optei por escrever sobre algo que afeta muitas pessoas, um mal difícil de tratar, chamado Melasma, mas, deixando bem claro que para aquelas pessoas perseverantes e disciplinadas, dar pra conseguir bons resultados com a ajuda de um bom profissional e o uso de bons despigmentantes, porque o tratamento do Melasma é demorado e exige muita paciência e dedicação da cliente.
O Melasma trata-se de manchas hiper pigmentadas que surgem lentamente e podem afetar qualquer tipo de pele, porém as mais morenas são as mais propensas a apresentá-los. É mais comum entre mulheres, mas também pode afetar os homens. A gravidez, o período pré-menstrual, o uso de hormônios para reposição ou anticoncepção e a exposição solar, são fatores que podem agravar ou desencadear o aparecimento dessas manchas.
A hiper-pigmentação é devido ao aumento na produção do pigmento da pele (melanina) nas áreas expostas ao sol, portanto, exposição aos raios solares UV é um grande pré-requisito no desenvolvimento do Melasma e também pode surgir depois de períodos de severo stress, tanto em mulheres quanto em homens, Vale lembrar que ele está relacionado com os hormônios femininos estrógeno e progesterona, e não com danos do sol.
A razão pela qual as manchas são mais proeminentes no rosto é devido ao fato de que as áreas centrais da face, bochecha, nariz, e testa contêm um número máximo de melanócitos, células produtoras do pigmento melanina.
Melasma está classificada em três tipos:
Superficial – mancha marrom claro; facilmente tratada com terapias tópicas (peeling, ácidos, cremes);
Média – manchas marrom-azuladas;
Não tão facilmente tratadas com terapias tópicas;
Profunda – a combinação das duas, e de difícil tratamento.
É recomendável que se evite a exposição aos raios solares principalmente durante o tratamento e sem jamais se esquecer de usar o bom e velho amigo bloqueador solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário